quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A Solteirice é Falaciosa

     Hoje é dia do solteiro, e este dia não poderia ter vindo em época pior.   

   Sempre fui um homem casado que se mascarava de solteiro, e agora que estou solteiro, ando me mascarando de homem casado, não é engraçado? Parece que me divido entre estas duas facetas como um doente com dupla personalidade. Não é isso que quero focar neste texto, mas vale a pena o desabafo a titulo de um possível tratamento psicológico no futuro.

    De fato, o objetivo não era o que disse acima, mas tem a ver com estar solteiro depois de tanto tempo casado. Foram anos me dedicando a agradar uma unica mulher (essa é a minha verdade, e vou morrer com ela!), e de repente, me encontro só, sem nada ou ninguém para me dizer nada, somente um vazio imenso e uma liberdade incômoda. Estranho estar solteiro e não ser solteiro, que são duas situações distintas. Existem homens que encaram esta condição de forma altiva, segura e relaxada. Eu os invejo. Sinto-me tenso e cabisbaixo. Olho ao meu redor e percebo momentos de um silencio sepulcral e os quebro com televisão alta. Vejo os moveis vazios e intactos e os rearrumo, só para mudar um pouco. Bebo mais. Durmo menos. O sono sozinho demora a vir. É como se faltasse um cheiro, um toque, um lado pra dormir. Ora, fico no meio, penso eu. Me espalho no colchão e me lembro que isso não é tão bom quanto parecia ser. Que bela merda, não? Acordo e olho no espelho, vislumbrando olhos escuros e profundos, consequência da mal dormida noite. O café da manhã é rápido, já que não há papo, nem conversa, nem afeto. É só você, a xícara de café, a mesa e um alimento qualquer.

    Havia dito que invejo os homens que encaram a solteirice como um playground, e realmente me sinto assim. Quando me casei, o mundo era um pouco diferente. Não faz tanto tempo assim, mas me parece que passamos por uma revolução e nem percebemos. As mulheres estão cada dia mais lindas. Mais novas, rejuvenescidas e mais lindas. Ou é eu que estou mais velho? De fato, elas investem pesado na vaidade. 

    O casamento é uma batalha, que quando termina, deixa marcas físicas. As minhas cicatrizes são uma barriga mais proeminente, menos cabelos, mais dividas e menos autoestima. Me parece que antes dele eu era um guerreiro jovial, cheio de vida e com ideias frescas, ao menos é a forma que me sinto. Mas voltando às mulheres, como que um velho guerreiro, cheio de marcas e cicatrizes emocionais, ou não, pode voltar a outra batalha, tão combalido? É difícil voltar a ser grandioso, num mar repleto de cardumes mais belos e ornamentais. Talvez devesse me cuidar, me emperiquitar, procurar um dermatologista, um fisiculturista, um acupunturista...ou talvez um psiquiatra. Sim, que soldado volta de sua batalha mens sana in corpore sano?

    As mulheres estão mais lindas, e mais complicadas também. Há algum tempo atrás, lembro-me que as mulheres preferiam homens inteligentes e másculos. Sempre achei que me encaixava nesta categoria, pois sou um pouco inteligente e sou másculo pacas (afeminado é que não sou). Hoje, procurando alguma solteira por aí, me deparo com o conceito acima se despedaçando, num mundo onde um homem inteligente é presunçoso e metido a besta, e másculo é machão, peludo e fedido. Seria o homem perfeito ignorante e metrossexual? Possivelmente. Elas vão à loucura com estes tipos do abdômen tanquinho, barba cerrada, cabelo estiloso e peito raspado. Estes caras não podem ver um pelo da sobrancelha fora de sintonia que eles cortam. Nunca viram uma mesa de sinuca na vida, penso eu. Provavelmente, ao invés de pegar os tacos e jogar, eles dançariam Santa Rosa Madalena em cima dela. Mas e o ignorante? Bem, para que um homem aja desta forma tem que ser ignorante. Incrível as exigências que estas moças fazem: cabelo bom, barba cerrada, unhas perfeitas, dentes brancos e alinhados, peito raspado, bunda dura (pra quê?), fiel, não pode ser muito intelectual (são chatos), também não pode ser totalmente burro (estes curtem a vida, pois gente burra é feliz), não pode beber, comer demais e nem fumar. Enfim, querem uma mistura de Padre Marcelo Rossi com Gustavo Lima. Nessa competição já me ferrei.

    Fica difícil ser um bom partido numa era como a nossa, tão ligada em paradigmas firmados nos conceitos de beleza vã e de ascensão do feminismo ruim, e não aquele que propunha a igualdade, como nos anos de 1970. Fico, portanto, pensando se fiz um bom negócio em deixar um casamento onde meu reinado era pleno e minha rainha era soberana. O casamento aleija, nos deixa fraco para novas conquistas, mas nos dá uma tremenda satisfação de ter tido uma companheira, uma amiga, uma amante e, acima de tudo, uma guerreira, ao seu lado, que lutou pela felicidade, se é que este conceito existe, junto contigo. Mas a solteirice veio e assim como todas as revoluções ela passa por um momento de transição. Pode ser que ela seja eterna e os prognósticos não seriam bons. Pode ser que eu me case de novo, pode ser que não. Talvez eu nem queira isso. Talvez, se eu me casar de novo, não vá prover nem metade do que pude prover de carinho, admiração e desejo ao meu ultimo casamento. Talvez fique atordoado e anestesiado neste período de transição de tal forma que vá esquecer que existam mulheres por aí, tão lindas com seus mimos de beleza, que as transformam em desejos ambulantes. A unica certeza, no entanto, é que não tem sido fácil. Porém, também não vou me curvar ao que o mundo tenta me impor. Serei o mesmo chato, com pelos e macho alfa protetor que sempre fui.

    Os novos tempos que se adaptem a mim, ora bolas. Estou solteiro...






 

Um comentário:

  1. meu grande amigo...concordo em algumas coisas...mas como eu que fiquei mais tempo solteiro do que namorando, te digo que as coisas não são tão a ferro e fogo. Você está polarizando muito as coisas. Exitem mulheres que gostam do padrão que você citou, e outras que gostam do seu estilo. Nós temos uma sorte a mais, as mulheres são muito mais benevolentes do que nós no quesito aparência. Claro que meninas de 19,20 anos ainda estão na polaridade da futilidade. Mas mulheres mais maduras com certeza se atraem por caras com outros valores. Grande abraço e muita força. Do seu velho amigo

    ResponderExcluir