quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Carta Aberta Ao Brasil Da Copa e Das Olimpiadas.

O Brasil finalmente se tornou uma constante nos circuitos desportivos mundiais. Nossa dita prosperidade economica nos deu a possibilidade de aparecermos na midia mundial, sediando dois eventos importantíssimos no calendário das grandes competições:A Copa Do Mundo e as Olimpiadas. Lindo, maravilhoso, fora de serie; estou estupefato com estas duas inclusões e, não posso negar, sinto um certo regozijo de ser brasileiro, até certo ponto. Longe de querer ser o antinacionalista, o inimigo da pátria. Quero muito ver as coisas darem certo neste país e nada melhor que competições de alto nível para engendrar investimentos diversos na melhoria do país como um todo.

Baboseiras a parte, vamos ao que interessa. Sou desconfiado por natureza, não acredito em grandes canais de comunicação, aliás no grande canal de comunicação brasileiro, voz ativa de uma imprensa sem qualquer credibilidade, que não tem compromisso algum com a realidade dos fatos. Não vejo a imprensa brasileira esmiuçando os gastos realizados na organizações dos Jogos Panamericanos de 2007, no Rio de Janeiro. Aparentemente o Tribunal de Contas da União está investigando supostos casos de superfaturamento de obras e pagamentos de propinas para ganhos de licitações fraudulentas. De fato, podemos entender que o Pan do RJ foi um sucesso de organização, mas poucos sabem a que custo isto ocorreu. Não houve transparencia por parte dos organizadores e dirigentes quanto aos gastos reais para um evento deste porte e nós, os contribuintes, apenas batemos palmas, sem saber o real beneficio que tivemos ao "bancarmos" esta competição neste país. Eu tenho certeza de que, se o TCU está investigando é porque realmente há podridão por baixo disso tudo. Uma pena mesmo, eu reitero, a imprensa não nos expor a realidade e somente fazer 'oba oba' em cima do fato.

Me preocupa, portanto, saber que estas duas competições irão ocorrer num período de dois anos entre uma e outra (Copa em 2014 e Olimpiadas em 2016). É no mínimo temeroso para os contribuintes bancar a construção de novos estádios, centros desportivos, e toda a indumentaria necessaria para a relização de eventos grandes como estes, sem que haja a devida fiscalização e transparencia. O país tem traços de pobreza grotesca, favelas em todas as capitais, indices sociais pifeos, sistema viario parco, sistemas de transportes dignos de riso. É prioridade para o Brasil a consecução de todas estas melhorias antes mesmo de pensarmos em sediarmos competições em nivel mundial. A situação da saúde publica é desesperadora, assim como a infraestrutura dos aeroportos, estradas, telecomunicações, ou seja, este país é um caos. Com uma das cargas tributárias mais pesadas do mundo, não vejo como o cidadão pagar mais do que já paga em impostos absurdos e dos quais não sabemos a destinação. Pagamos no escuro.

A corrupção flagrante de confederações, políticos e dirigentes nos faz pensar em quem está ganhando com estes eventos. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é reconhecidamente corrupta e chegada em acordos obscuros. É uma entidade cravejada de sanguesugas, pessoas que se locupletam do ótimo futebol brasileiro em beneficio proprio. Como confiar neste orgão corrupto para coordenar e fiscalizar as obras de estadios de futebol neste país? Os prefeitos e governadores são outros que, apesar da sucessão do cargo (até lá já teremos outros), aguardam a verba federal em beneficio da construção do estrutural para os eventos com grande boa vontade. Como não desconfiar destes politicos com verbas federais ilimitadas nas mãos? Quanto disso será repassado a empreiteiras que superfaturarão material, mão de obra e no fim nos deixarão com estádios de má qualidade? Os clubes brasileiros detentores dos estádios ou as prefeituras que os administrarão terão condições reais financeiras para manter estes elefantes brancos? E a transparencia? onde serão publicados os gastos das obras, à medida que são executadas?

Não tem como confiar. Como contribuinte e cidadão consciente do país em que vivo, sou obrigado a convocar os brasileiros para pressionar, protestar, seja qual for a ação, de modo a evitar que nossos suados tributos caiam nas mão de ladrões, criminosos de colarinho branco, que esperam ansiosamente estes eventos, com mãos e bolsos abertos, prontos para lucrarem horrores com isso. Não concordo e não posso concordar jamais que, em um país com tantas debilidades, tanta pobreza, tanta falta de tudo, se realize duas competições carissimas e muito acima das nossas possibilidades. A FIFA exige cada vez mais que o Brasil gaste e gaste com infraestrutura. Suas exigencias são altas porque há interesses maiores por trás. Interesses de gente que quer ganhar com as obras, e precisa das mesmas realizadas o quanto antes. Na minha opinião, o setor privado deve explorar as competições esportivas. Como patrocinadores, os mesmos devem custear o esporte. Não é justo que os governos, especialmente o nosso, custeie coisas que não trazem beneficio algum a população como um todo.

A minha critica é para a imprensa também. Parece-me que tem muito a ganhar com as competições, tanto que esqueceram de investigar. As obras já começaram em alguns estados, por que não exigir relatórios e planilhas das obras? A imprensa é a voz do povo, mas se o povo não cobra, ela não corre atrás. Vamos esperar, pelo jeito, ambas competições acabarem para, enfim, abrirmos uma CPI sem sentido, e inocentarmos gente que já deveria estar longe do esporte, longe da politica. O Pan-2007 já deixou seu legado: Contas absurdas, obras faraonicas abandonadas, especulação imobiliária etc. O que mais vamos esperar? Do jeito que está vamos somente aplaudir, cada vez mais pobres, à glutonice e sem vergonhice dos politicos e dirigentes do esporte brasileiro. Não se esqueçam: Pagamos alguns dos maiores tributos do mundo e não recebemos nada, NADA de volta. Se quisermos um bom ensino, pagamos escolas particulares. Se quisermos boa saúde, pagamos convenios. Se quisermos boas estradas, pagamos pedágio. Se quisermos um bom carro, pagamos o dobro que qualquer país do mundo. O brasileiro é milionário e não sabe. Não quero prever o pior, mas o pior está por acontecer.

Em Tempo: O Corinthians acaba de anunciar um novo estádio a ser construído com todo o apoio do Exmo Presidente do Brasil, Sr Luiz Lula Da Silva e seu também Exmo Ministro dos Esportes, Orlando Silva, numa joint venture jamais vista na história deste país (como gosta de dizer nosso analfa lider). Uma união entre clube, governo federal, municipal e estadual e orgãos privados como a CBF e uma empresa como a Odebrecht (outro poço de corrupção). É uma vergonha! Mais um capítulo para meu romance: Eu Tenho Vergonha De Ser Brasileiro! Neste caso, a corrupção caminhou de cima (Lula) pra baixo (A. Sanchez, presidente do Corinthians). Parabéns Brasil e parabéns brasileiros, seus suados impostos serão muito bem investidos na eterna causa pesudopopular corintiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário